<<
Sapatos
Shoes
Lois Weber, 1916, 53min, EUA, 35 mm para DCP

 
Eva Meyer (interpretada por Mary MacLaren) é uma pobre vendedora de lojas de 1,99. Ela é a única assalariada de uma família de três irmãs, mãe e um pai que não consegue arrumar emprego. No fim de cada semana, Eva entrega, obedientemente, seu salário para sua mãe (MattieWitting), mas, ao se ver cada vez mais sem saída, considera as investidas de Cabaret Charlie (William V. Mong), um mulherengo com más intenções.
 
Lois Weber foi a primeira diretora de cinema nos Estados Unidos a ter seu próprio estúdio. Ela começou sua carreira quando os filmes mais longos ainda costumavam ter 20 minutos e dirigiu seu derradeiro em 1934. Seu estilo concentrou-se em temas dramáticos, criando um corpo de trabalho de mais de 60 longas e inúmeros curtas- metragens. Sua fama e impacto mais duradouro vieram dos filmes que abordavam questões sociais, realizados entre 1914 e 1921, exigindo dela uma considerável coragem ao abordar temas controversos, como aborto, alcoolismo, prostituição e pobreza. Sapatos foi adaptado de um conto de Stella WynneHerron, inspirado no livro sobre prostituição, A New Conscience and an Ancient Evil, da reformista social Jane Addams, escrito em 1912. A epígrafe do filme diz: "Quando seus sapatos se tornaram usados demais para aguentar um terceiro solado e ela possuía nada além do que 90 centavos para um novo par, desistiu da luta; usando suas próprias insolentes palavras, ela foi 'vendida por um novo par de sapatos'".
 
Sapatos foi restaurado a partir de uma cópia tingida, em 2011, pelo EYE Filmmuseum, na Holanda. Doros e Heller fizeram uma nova versão do filme a partir desta restauração, consultando o roteiro de filmagem de Weber para reconstruir os intertítulos originais.
MUTUAL FILMS