<<
A entrevista acima com Charles Burnett aconteceu no final de novembro, algumas semanas após as eleições mais recentes nos Estados Unidos e durante uma intensa tempestade. Perdemos a conexão da internet durante a conversa e tivemos que terminá-la pelo celular.
 
Também conversamos brevemente com Burnett sobre seu novo curta-metragem chamado
The Law of Parties (“A Lei de Grupos”), sobre uma lei desumana existente no estado do Texas que já levou à morte por execução diversas pessoas inocentes. O filme pode ser conferido no site do Wexner Center for the Arts dentro do projeto “Cinetracts ‘20” até dia 31 de dezembro de 2020. [Foram comissionados 20 projetos de curtas de 2 minutos. Os filmes são apresentados em um mesmo arquivo, o de Burnett está em 21:15]
Uma entrevista em inglês (sem legendas) sobre este novo filme também pode ser conferida no site do Wexner Center. 

 

 
Quando chove
When It Rains
Charles Burnett | EUA/França | 1995, 13', 16 mm para digital
 
No dia de ano-novo, um griô urbano (interpretado por Ayuko Babu, cofundador do Pan African Film Festival) embarca em uma jornada por seu bairro em busca de amigos que possam ajudá-lo a arrecadar o dinheiro do aluguel da moradia de uma jovem mulher (Florence Bracy), para evitar que ela e sua filha sejam despejadas. A ajuda, no final, vem de um encontro inesperado. Quando chove é um belo retrato musical da vida cotidiana da comunidade negra de South Central, Los Angeles - cenário de vários filmes de Burnett, como O matador de ovelhas (1977) e O casamento de meu irmão (1983). O crítico Jonathan Rosenbaum classificou o filme como um dos melhores de todos os tempos e escreveu: "Este é um dos raros momentos do cinema em que o jazz influencia diretamente a narrativa do filme".
 

 
MUTUAL FILMS