<<
"Projeto Raros: O Japão transformado de Toshio Matsumoto"
(8 filmes, 89min, todos os filmes preservados pelo Postwar Japan Moving Image Archive)
 
Toshio Matsumoto (1932-2017) trabalhou como cineasta, teórico de cinema e professor, e hoje é considerado por muitos como o mais importante defensor do cinema experimental japonês. No final de sua vida, em 2014, ele e alguns pesquisadores fundaram uma organização sem fins lucrativos dedicada a preservar e divulgar videoarte e filmes experimentais de seu país. O Postwar Japan Moving Image Archive é uma organização gerida por voluntários que hoje detém as filmografias de Matsumoto e alguns outros artistas japoneses, juntamente com roteiros, esboços de produção e outros documentos e materiais de pesquisa que foram digitalizados e disponibilizados para acesso público.
 
Matsumoto é conhecido mais por seus longas-metragens O funeral das rosas (1969) e Shura (1971). No entanto, ao longo de décadas ele realizou importantes curtas-metragens, em vários formatos, que ilustram coletivamente seus esforços para criar um novo gênero de cinema, combinando visões objetivas e subjetivas da realidade que ele chamou em um ensaio famoso de "documentário de vanguarda". O programa consiste em oito curtas-metragens que a PJMIA remasterizou em 2K (e em alguns casos, restaurou sob a supervisão do próprio Matsumoto) entre 2012 e 2013 a partir dos negativos originais da câmera localizados no Arquivo Nacional de Cinema do Japão. Ele apresenta um levantamento dos diferentes gestos cinematográficos de Matsumoto que vão dos documentários poéticos do início da década de 60 às reflexões existenciais sobre a imagem no final da década de 80, passando pela primeira performance com múltiplos projetores no Japão e pelas experiências em vídeo na década de 70.
 
O programa conta com os seguintes filmes dirigidos por Matsumoto e feitos em Japão:
 
Conexão (Connection, 1981, 10min, 16 mm para DCP)
 
A canção das pedras (The Song of Stone, 1963, 24min, 16 mm para DCP)
 
Ecstasis (1969, 10min, 16 mm para DCP)
 
Para o olho direito danificado (For the Damaged Right Eye, 1968, 13min, 16 mm x 3 para DCP)
 
Mona Lisa (1973, 3min, 16 mm para DCP)
 
Atman (1975, 11min, 16 mm para DCP)
 
Engrama (Engram, 1987, 15min, 16 mm para DCP)
 
Verão 1986 (1986 Summer, 1986, 3min, 16 mm para DCP)
 
MUTUAL FILMS