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Maridos Cegos
(Blind Husbands, dir. Erich von Stroheim, E.U.A., 1919, 100min, 35 mm para DCP)
Filme restaurado e reconstruído pelo Museu de Cinema da Áustria / Österreichische Filmmuseum
 
O programa consiste na exibição de uma nova versão do primeiro longa-metragem dirigido por Erich von Stroheim (1885-1957) e o único no qual teve controle criativo sobre o corte final. A história deste delicioso melodrama da era silenciosa se baseia em um romance (O Pináculo) escrito pelo cineasta austro-americano, que também atua no filme no papel do vilão galã Tenente von Steuben. Este, sendo um típico mulherengo, tenta seduzir a esposa (Francelia Billington) de um médico (Sam De Grasse) durante a viagem do casal à comuna italiana de Cortina d'Ampezzo para uma escalada a montanhas.
 
Durante anos a versão norte-americana de Maridos Cegos, lançada em 1924, foi a única existente em circulação (pois o negativo original se perdeu). Porém, no início da década de 1980, o Museu de Cinema da Áustria recebeu como doação de uma coleção privada, uma cópia da versão austríaca do filme, lançada originalmente em 1921. Descobriu-se, após análise, que a cópia possuía sete minutos a mais do que a versão amplamente conhecida, com vários planos de duração maior. A restauração digital de 2021 de Maridos Cegos usou como referência principal esta cópia em nitrato, junto a uma cópia em acetato da versão norte-americana que fazia parte do acervo do Museu de Arte Moderna (MoMA), em Nova York.
 
Além de ser uma restauração, a nova versão de Maridos Cegos é também uma reconstrução. Os intertítulos em alemão da cópia austríaca foram substituídos pelos intertítulos originais do filme de língua inglesa. E, como ambas as cópias usadas para a restauração eram em preto e branco, o tingimento original do filme foi recriado digitalmente a partir do roteiro de continuidade - guardado no acervo da Universal Studios - que fazia referência à cor, resultando em uma extraordinária sinfonia visual de âmbar, magenta e azul. Uma nova trilha sonora foi encomendada pela ZDF/Arte, composta por Andreas Eduardo Frank e gravada pelo ensemble recherche (Friburgo).
 
O Museu de Cinema da Áustria foi fundado em 1964 por Peter Konlechner e Peter Kubelka. Considerado um dos mais importantes centros de restauração e difusão de cinema da Europa, o Museu manteve por anos uma política rigorosa de restauração analógica (película para película) e de projeção dos filmes em seus formatos originais. Porém, nos últimos anos, o Museu também começou a incorporar preservação e restauração digital em sua prática. Maridos Cegos consta como um de seus projetos de restauração recentes mais notáveis neste sentido, além de ser um filme cujo humor mordaz e crítica à hipocrisia dos homens transmitem uma sensibilidade extremamente contemporânea.
 
A sessão de Maridos Cegos na Cinemateca Capitólio conta com o apoio do Goethe Institut-Porto Alegre.
 
MUTUAL FILMS