<<
"Orlando Bomfim, netto e o Acervo Capixaba"
(6 filmes, 90min, todos os filmes remasterizados pela Pique-Bandeira Filmes a partir de cópias do Arquivo Nacional e do acervo do cineasta)
 
O documentarista Orlando Bomfim, netto (1941-2021) nasceu em Belo Horizonte, fez seu primeiro filme no Rio de Janeiro em 1969 e, em 1980, se mudou permanentemente para o Espírito Santo - onde já havia realizado alguns trabalhos - e acabou se tornando um dos principais cronistas da vida e cultura capixaba. Os diversos temas de seu cinema incluem a vida cotidiana na região da primeira imigração em massa italiana para o Brasil (Santa Teresa), as manifestações folclóricas de matriz africana no Espírito Santo, os apaixonados estudos de um ambientalista e as mudanças em ecossistemas locais devido à intervenção humana. Seus filmes mostram grande preocupação ecológica e um forte interesse em preservar comunidades, seus rituais e suas práticas através de registros audiovisuais, e adotam uma abordagem íntima de seus personagens que soa ao mesmo tempo lúdica e carinhosa.
 
Em 2016, a produtora e distribuidora audiovisual Pique-Bandeira Filmes e o pesquisador Marcos Valério Guimarães começaram a trabalhar em um projeto (aprovado e patrocinado por um edital estatal) de preservação de parte da obra de Bomfim, netto. Foram escolhidos sete curtas-metragens realizados entre 1975 e 1985, sendo seis deles no Espírito Santo e um no Rio de Janeiro (o projeto também visou incluir um oitavo filme, porém não foi possível encontrar uma matriz em bom estado de conservação). Cópias dos filmes em 35 mm e em 16 mm foram emprestadas do Arquivo Nacional, no Rio de Janeiro, e do acervo do próprio cineasta, e remasterizadas (e, em alguns casos, parcialmente restauradas) pela produtora carioca Afinal Filmes. Os filmes foram escaneados em 4K, e, após passarem por processos de estabilização de imagem, tratamento de cor e restauração sonora, finalizados em 2K para exibição e preservação.
 
Com isso, a Pique-Bandeira Filmes lançou o selo Acervo Capixaba, dedicado à difusão de importantes obras cinematográficas da história do Espírito Santo. O programa na Cinemateca Capitólio conta com seis filmes de Orlando Bomfim, netto em novas e verdejantes cópias que passarão em Porto Alegre pela primeira vez:
 
Augusto Ruschi Guainunbi (1979, 12min, 35 mm para DCP)
 
"Tutti tutti buona gente, propriamente buona" (1975, 28min, 16 mm para DCP)
 
Mestre Pedro de Aurora, pra ficar menos custoso (1978, 11min, 35 mm para DCP)
 
Canto para a Liberdade - A Festa do Ticumbi (1978, 20min, 35 mm para DCP)
 
Itaúnas Desastre Ecológico (1979, 9min, 35 mm para DCP)
 
Dos Reis Magos dos Tupiniquins (1985, 10min, 16 mm para DCP)
 
Em março de 2022, começou a circulação de uma segunda série de filmes do Acervo Capixaba - sete documentários curtos do cineasta Ramon Alvarado, cinco dos quais foram digitalizados a partir de material fílmico. Um novo projeto em torno da obra do cineasta capixaba Antonio Carlos Neves está previsto para lançamento em 2023.
 
MUTUAL FILMS